Simples comentário

Certo dia eu caminhava sozinha pela rua e logo a minha frente ia um casal. Eram dois jovens, aliás, bem novos, eles caminhavam de mãos dadas e conversavam. Os dois não perceberam a minha companhia, e nem era meu objetivo estar ali analisando-os.
Ouvia-se risos, provocações, rolavam tapinhas, questionamentos, essas coisas. Um casal apaixonado, fato, mas tão novos?
Algumas cenas me fazem refletir sobre um verdadeiro relacionamento saudável. Ambos pareciam um tanto quanto ingênuos, talvez por conta da idade, mas eles demonstravam estar em um relacionamento que fazia bem para os dois. Talvez, a falta de idade e a ingenuidade, era o que os salvava da maldade que atormenta os relacionamentos hoje em dia.
Mas eu pergunto, o que faz um relacionamento ser saudável? Ao meu ver, respeito e companheirismo são os pontos principais, além do diálogo.
No mesmo dia, encontrei um outro casal, já em idade avançada. "São mais de 50 anos juntos" Dizia o senhor quando eu os elogiei, "É difícil aguentar ele", falou a senhora rindo. Eles também pareciam fazer bem um para o outro, mas tenho certeza que as coisas não foram fáceis.
Na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe... Se mesmos juramentos são feitos no início de um matrimônio, por que os casamentos hoje duram tão pouco? Será que acabou-se o encanto?
Pensei por um instante, como seria o casal de idosos quando jovens. Ninguém sabe o segredo do amor, ninguém sabe se terá um casamento durarouro. Seriam os idosos apaixonados como os jovens que citei no início? Quais eram os sonhos?
As meninas desistiram dos contos de fadas, os livros com princesas nas capas, deixaram de fazer parte da vida da maioria das crianças.
A leitura, que antes faziam as "pricesinhas" viajarem por um mundo de encanto e esperarem ansiosa por seu principe encantado, aos paoucos foram substituidos por desenhos na TV. Desenhos estes nos quais a única magia encontrada estão nas cenas de lutas entre animais e bonecos voadores. A varinha mágica que fez a abórora virar carroagem, hoje solta raios capazes de matar monstros enormes.
Claro que a culpa de os casamentos não durarem não é dos desenhos. Mas as poucos, a magia do amor, a alegria de estar apaixonado foi sumindo.
O encanto que nos resta é quebrado pela realidade do mundo. A falta de respeito entre homens e mulheres começa cedo, junto com os relacionamentos, que são cada vez mais precoces. Não sei.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Se gostou comente, mas prometo melhorar no próximo

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger