Domingo, 30 de outubro – Dia Nacional da Juventude.


Ainda no encontro dia 30, durante a missa rabisquei algumas coisas para um início de texto para o blog, foi um encontro digno de uma boa postagem.
Então, dia 30 saí de casa as 6h da manhã rumo à Garopaba, onde aconteceria o DNJ, encontro de jovens que comemora o Dia Nacional da Juventude.
No ônibus, a maioria ainda dormindo, alguns haviam passado a noite em claro (típico dos jovens), fora uns e outros que foram até Garopaba cantando.
Eu estava ansiosa. Até onde eu sabia, iria ajudar a apresentar o evento e não tinha a mínima idéia de como iria ser.
Bom, o que importa, é que um ônibus cheio de jovens, cheio de vida, partiu de Porto Belo rumo ao encontro, não um encontro normal, era o Dia Nacional da Juventude, um dia de alegria, um dia de louvor.
A PJ, Pastoral da Juventude, grande responsável pelos encontros, e por que não dizer, pelos melhores encontros de jovens que participamos, fez bonito nesse dia, foi mesmo de arrepiar.
Vou começar pelo final. Entramos na igreja, cansados, suados, parecia que uma onde de calmaria havia tomado conta. De repente a procissão de entrada, com uma música que eu particularmente gosto muito:
...Eu venho do Sul e do Norte
Do Oeste e do Leste, de todo o lugar.
Estrada da vida eu percorro,
levando socorro a quem precisar.
Assunto de paz é meu forte,
eu cruzo montanhas e vou aprender.
O mundo não me satisfaz,
o que eu quero é a paz o que eu quero é viver.
No peito eu levo uma cruz,
no meu coração, o que disse Jesus...

Foi assim que começou a missa que encerrou aquele grande dia.

Foi um dia de muita música e oração, fomos recepcionados pela banda AUJ, a qual eu já conhecia, mas confesso que foi a melhor apresentação que eu vi. A energia dos jovens dançando, pulando, interagindo era de arrepiar, sentíamos ali uma presença divina muito forte. Abraços por todos os lados, reencontros, todos comentam o grande trabalho que a Pastoral da Juventude vem fazendo, principalmente nos eventos. Hoje, os jovens da Arquidiocese de Florianópolis são uma grande família.  
As camisas dos grupos de jovens presentes eram das mais diversas cores e continham as mais diversas frases, uma em particular me chamou atenção: Ser jovem e não deixar de ser Cristão (era mais ou menos isso). Não lembro de que igreja ou de que grupo era, o fato é que a frase nos faz ficar atentos ao o que realmente queremos ser, jovens Cristãos.
O tema deste ano foi Juventude e protagonismo feminino, com o lema: jovens mulheres tecendo relações de vida. O tema foi discutido em pequenos grupos.
Confesso que cansei, chegou uma hora que eu já não conseguia mais dançar. As músicas que louvavam eram cantadas em alto e bom som.
Aquele foi um dia de encontro direto com Deus, um encontro jovem. Assim como eu, acredito que a grande maioria esqueceu os problemas, esqueceu tudo o que vinha incomodando, e decidiu apenas curtir.
Não podemos esquecer da volta pra casa, uma fila enorme da BR, e o ônibus em festa. Agradecemos a presença dos seminaristas que nos acompanharam que com certeza nos animaram muito. Agradeço também a PJ, ao João Sartori pelo convite para a apresentação, a toda a Pastoral da Juventude pela oportunidade e à Garopaba, que fez um belo trabalho.
Ser jovem e ser católico, sem ter vergonha disso!







Um comentário

  1. Realmente foi um grande dia Além de ser um dos melhores Dnjs que ja fui ainda tive a alegria de estar junto com o Grupo de jovens Trilhos da juventude de Porto Belo e também de o DNJ ser celebrado em minha paróquia..Foi uma grande alegria poder estar com todos vocês naquele ônibus fazendo bagunça...rsrsrs....Um dia de Grande festividade de toda a Juventude.Parebéns a todos os que prepararam este DNJ..E principalmente a todos os que Participaram porquê sem vocês o DNJ não aconteceria...Parabéns a Juventude...Att.Sem.Clovis Martins

    ResponderExcluir

Se gostou comente, mas prometo melhorar no próximo

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger